Parceria entre SMEC e Corpo de Bombeiros, Capacita profesores e funcionários.

Na manhã desta quarta-feira 10 de maio, no salão de atos da EEEM República Argentina, professores e funcionários das escolas municipais e estaduais do município de Porto Lucena estiveram participando de um treinamento com noções de primeiros socorros, prevenção de acidentes e prevenção de incêndio com o 1º Sargento Gilberto Leite do 1ºPel/2ªCia/11ºBBM de Santa Rosa.

O Sgt Gilberto conduziu este treinamento de forma muito didática, utilizando elementos práticos para ilustrar as situações de risco e as formas de prevenção e intervenção. Com sua vasta experiência e conhecimento na área, o Sargento conseguiu transmitir os conceitos de forma clara e objetiva, tornando o treinamento eficiente e eficaz. É importante destacar que durante o treinamento o Sgt também abordou a Lei Lucas, que obriga as escolas a capacitarem professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. A lei Lucas foi criada em homenagem ao menino Lucas que faleceu após engasgar com um pedaço de salsicha durante um passeio escolar. A tragédia poderia ter sido evitada se alguém tivesse conhecimento de como realizar a manobra para desobstruir as vias aéreas.

Treinamentos como estes são fundamentais não apenas para atender a Lei Lucas, mas também para garantir que os colaboradores estejam preparados para lidar com situações de emergência e prestar os primeiros socorros até a chegada dos profissionais de saúde. É uma questão de segurança e de responsabilidade de todos os envolvidos no ambiente escolar.

A Secretaria Municipal de Educação agradece ao Corpo de Bombeiros pela parceria e pela disponibilidade em oferecer treinamentos como este, que contribuem significativamente para a segurança da comunidade. Esperamos continuar contando com esta importante instituição para futuras iniciativas.