Aulas presenciais nas escolas municipais retornam no dia 3 de maio

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul editou, nesta terça-feira (27), o Decreto Estadual nº 55.856/2021. O Decreto altera, principalmente, o sistema de distanciamento no estado, com a extinção da bandeira preta. Como a decisão judicial expedida no dia anterior só estabelecia suspensão das aulas presenciais quando houvesse bandeira preta, a extinção dessa bandeira e a posterior reclassificação de todas as regiões para a bandeira vermelha permite o retorno presencial das atividades escolares em todos os níveis, desde o ensino infantil até o nível superior.

Sendo assim, a Secretaria Municipal de Educação decretou o retorno das aulas presenciais nas escolas Pingo de Gente, Beija-Flor e Presidente Kennedy a partir da próxima segunda-feira (03/05). O retorno está permitido tanto para o Ensino Infantil quanto para o Ensino Fundamental em todas as séries. Cada escola funcionará de maneira particular. A Escola Pingo de Gente funcionará em sistema totalmente híbrido, com participação máxima de 50% dos alunos por turma e sistema de rodízio semanal. A Escola Infantil Beija-Flor, pela baixa quantidade de alunos, voltará com a totalidade dos alunos. Já a Escola Municipal Presidente Kennedy terá turmas com aulas em sistema híbrido e turmas em que todos os alunos voltarão presencialmente. As turmas contarão com 4 horas de aulas diárias.

O decreto estadual faculta aos pais a escolha de levar os seus filhos às aulas presenciais ou não. Porém, quem não quiser levar seus filhos às escolas deverá assinar um termo de responsabilidade e um documento em que se compromete a entregar os trabalhos de aula semanalmente, com entrega das devolutivas dos trabalhos escolares também semanalmente.

Para os alunos localizados no interior, a Secretaria Municipal de Educação ressalta que haverá transporte escolar com todos os protocolos sanitários de higiene e de isolamento social necessários para evitar a contaminação pelo coronavírus. Os horários serão os seguintes para o dia 3 de maio:

- Bloco 1 - Escola de Educação Infantil Pingo de Gente: Linha Santa Catarina, 1º de Março, Lajeado Bonito, Cinamomo, RST 472, Linha Uruguai, São João e Guajuvira;

- Bloco 2 - Escola de Ensino Fundamental Presidente Kennedy: Linha Dourada, Linha Traíra, Linha Comandaí, Linha Nova Sul, Linha 8 de Maio, Linha Nova Centro, Linha Entre Rios e Linha União.