SMEC realizou 1ª Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Lucena, realizaram no dia 21 de maio a 1° Capacitação em Noções Básicas de Primeiros Socorros para professores, monitores e servidores da rede municipal de ensino de Porto Lucena. Esta capacitação esta sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde sendo obrigatória de acordo com a lei 13.722 de 04 de outubro de 2018 onde no mínimo 20% dos professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados da educação básica e de estabelecimentos da recreação infantil devem ter a mínima noção de como prestar os primeiros socorros em caso de eventual acidente. A Capacitação foi ministrada pela enfermeira Cassia Veronica de Oliveira e o  Curso de Primeiros Socorros visa transmitir o conhecimento, para ser aplicado em casos de necessidade. Após um eventual acidente, o tempo de socorro às vítimas faz toda a diferença. Assim, em determinadas situações emergenciais, em que um socorro precisa ser dado, conhecer técnicas simples de primeiros socorros pode fazer a diferença entre a vida e  a morte de uma pessoa. A orientação é para que o socorrista mantenha a calma, chame imediatamente um serviço especializado e observe os sinais vitais da vítima. Queda, corte, queimadura, desmaio, intoxicação, engasgo, choque, afogamento, acidente de trânsito e muitos outros problemas podem ocorrer, a qualquer hora e em todos os locais. Por isso, é fundamental que existam pessoas que conheçam as técnicas para um primeiro atendimento às vítimas. A administração Municipal preocupada com a segurança e eventuais primeiros socorros a ser prestados em suas unidades escolares, bem como o cumprimento da legislação vigente, proporcionou aos seus servidores a referida capacitação, bem como adquiriu os kits de primeiros socorros para toda a rede escolar de nosso município.