Porto Lucena integra Programa Sentinela

• Operação visa fiscalizar e proteger a região de fronteira do trânsito irregular de animais

Assunto: Agricultura  |   Publicado em: 15/01/2021 às 08:20   |   Imprimir

O município de Porto Lucena, em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, integrou parceria para fiscalização de fronteiras através do Programa Sentinela. A parceria foi firmada em reunião recente entre o prefeito Jair Miguel Wagner, o vereador suplente Ivo Ermakowitch e o assessor do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Jair Monteiro da Rosa.

O Programa Sentinela é uma operação de defesa agropecuária nos 59 municípios que fazem fronteira internacional com Argentina e Uruguai ou ficam próximos destes municípios. O principal objetivo do programa é evitar a entrada e disseminação de doenças através do trânsito irregular de animais e produtos de origem animal, a fim de evitar problemas como circulação de gado roubado ou sem Guia de Trânsito, que podem levar à disseminação de doenças nos animais e comprometer a saúde dos rebanhos gaúchos. O objetivo final, segundo o secretário de Agricultura Covatti Filho, é tornar o rebanho gaúcho livre de febre aftosa sem necessidade de vacinação. O programa atua em parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura e forças de segurança para a realização de barreiras de fiscalização em diferentes áreas.

Você pode contribuir para o Programa Sentinela cuidando ou alertando produtores rurais para eventuais irregularidades, como a criação de "gado de corredor" (animais criados nos espaços entre propriedades rurais e rodovias ou qualquer lugar que não seja uma propriedade rural). A criação de gado nesta situação é irregular e pode gerar apreensão pela fiscalização. Em caso de não comprovação de propriedade, estes animais vão para o abate e a carne pode ser doada para instituições beneficentes.

Foto: Francisco Lopes/Seapdr