Descarte de Embalagens de Aerossóis

  • Descarte de Embalagens de Aerossóis

    Assunto: Saúde  |   Publicado em: 14/07/2023 às 08:08   |   Imprimir

Descarte de Embalagens de Aerossóis

 

Presente no nosso dia a dia de diversas marcas e variedades, os aerossóis, seja de perfumaria, tintas para cabelo e até mesmo inseticidas, colocam o Brasil como um dos países que mais consomem o material no mundo de acordo com a Euromonitor, maior empresa de pesquisas econômicas internacionais.

Se por um lado o alto consumo é vantajoso para a economia do segmento e do país, por outro,  acabam  convertidas em resíduos poluentes. As embalagens de aerossóis precisam de uma atenção especial na hora do descarte.

Os produtos contam com restos de gases tóxicos e inflamáveis que, se destinados incorretamente, podem provocar explosões (caso esteja em contato constante com o sol), além de prejudicar o meio ambiente e a saúde das pessoas que manipulam as embalagens de maneira inadequada. Mesmo que a lata esteja vazia, a pressão interna do aerossol ainda é muito grande, oque pode   acabar explodindo ou causando intoxicações.

Como descartar latas de aerossóis corretamente:

  1. Certifique-se de que a lata esteja realmente vazia;
  2. Nunca perfure a embalagem;
  3. Não separe as tampas plásticas das embalagens. Itens muito pequenos acabam se perdendo nos processos de triagem;
  4. Descarte normalmente junto com os outros recicláveis na coleta seletiva domiciliar. 

Assim,  o  descarte correto fará com que essas embalagens após    o processo de reciclagem retornem à cadeia produtiva como matéria-prima, conforme Lei  Federal  nº 12.305, da Política Nacional de Resíduos Sólidos.   

No nosso Município os trabalhadores responsáveis pelo recolhimento do lixo  não recolherão sacos com a mistura de lixo orgânico com o  lixo reciclável.