32º CONGRESSO COSEMS/RS

• 32º CONGRESSO COSEMS/RS

Assunto: Saúde  |   Publicado em: 04/07/2022 às 15:40   |   Imprimir

32º CONGRESSO  COSEMS/RS

Realizado nos dias 29 e 30 de junho na cidade de Gramado, o 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS, no Ato de Abertura contou com a presença do Vice-presidente da República, General Hamilton Mourão.

No seio da Constituição Cidadã brasileira de 1988 e orientada por seus valores, nasceu o  Sistema Único de Saúde – SUS. Desde então, já são 31anos de comprometimento e de luta pela construção de uma saúde pública integral e de excelência, bases fundamentais de um Estado Democrático de Direito.

A criação do SUS viabilizou o acesso universal ao sistema público de saúde.

Nesse propósito, no 32º Congresso do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS,  compartilhou-se experiências exitosas. A partir da troca de vivências, ficou evidente o quanto a soma de esforços pode multiplicar aprendizados e resultados.

É tempo de fortalecer laços, resgatar e fomentar a união dos trabalhadores da área da saúde.

Considerando as dimensões territoriais e populacionais do Brasil, a existência e a atuação do SUS são ainda mais impressionantes. O SUS é referência internacional em saúde pública, especialmente no que tange à Atenção Primária à Saúde – APS. Em termos globais, a única experiência semelhante, guardada as devidas proporções de desenvolvimento econômico, extensão territorial e população, é a do Reino Unido.

Representando o Município, lá estiveram o Vice-prefeito e Presidente da EXPO LUCENA  2022  Dadá, a Secretária Municipal de Saúde Glauce Wandscher, a Diretora de Saúde Veridiane Fonseca e a Fisioterapeuta e Presidente do Conselho Municipal de Saúde Deise Dutra.

Aproveitando a participação no Congresso, entregaram pessoalmente ao Vice-presidente da República General Hamilton Mourão, o Ofício 003/2022, convidando-o a se fazer presente  nas comemorações da Semana do Município e também da EXPOLUCENA 2022, que acontecerá de 05 a 07 de agosto deste ano.

O Vice-presidente agradeceu ao convite e disse que nos próximos dias dará resposta através de sua assessoria.

A Administração Municipal aguarda com expectativa a confirmação da visita.