Por falta de insumos, remédios estão em falta na Unidade Básica de Saúde

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 25/03/2021 às 07:51   |   Imprimir

Alguns remédios estão em falta na Unidade Básica de Saúde neste momento. São eles:

Com estoque baixo, prestes a acabar:

- Amoxicilina + clavulanato de potássio 500 mg + 125 mg
- Cloridrato de Propafenona 300g
- Metildopa 250 mg
- Metronizadol 400 mg
- Varfarina 5 mg
- Dipropionato de betametasona 5,0 mg/ml + fosfato dissódico de betametasona 2,0 mg/ml (com seringa)
- Meloxican 15 mg
- Metildopa 500 mg

Sem estoque:

- Amoxicilina + clavulanato de potássio 50 mg/ml + 12,5 mg/ml (com copinho dosador)
- Cloridrato de metoclopramida 10 mg
- Succinato de metoprolol 25 mg
- Aciclovir 400 mg*
- Cetoconazol 20 mg/g 30g
- Ciclobenzaprina 5 mg
- Ciclobenzaprina 10 mg
- Diclofenaco de potássio 50 mg

A principal razão para a falta de remédios é a ausência de insumos para produção dos medicamentos. Muitos dos insumos necessários para a produção de remédios vêm de fora do Brasil, e diante da situação sanitária excepcional que o mundo vive, a importação destes produtos ficou dificultada. Isso ocasiona no atraso dos repasses dos medicamentos. Em retorno, a Altermed Material Médico Hospitalar, uma das fornecedoras de medicamentos para a Prefeitura, afirmou que já está com alguns remédios em separação para entregar nos próximos dias (todos os que estão marcados em asterisco), enquanto outros deverão chegar apenas no mês de abril.

Pedimos a compreensão de todos neste momento, pois a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde estão realizando todos os esforços que estão ao seu alcance.