Vacinação da Gripe em Porto Lucena

• Assunto: Saúde  |   Publicado em: 24/04/2020 às 10:17   |   Imprimir

A Campanha da Vacinação da Gripe no Município de Porto Lucena teve início no dia 23 de Março de 2020, a primeira fase da Campanha da Vacinação teve como público alvo os Idosos com idade superior a 60 anos e os profissionais da área da saúde.

Para que as pessoas pudessem ser atendidas de forma a evitar aglomerações em função da Pandemia do Coronavírus, a vacinação ocorreu em dois locais, na Unidade Básica de Saúde da cidade e também o Salão do Grupo de Idosos Amor a Vida de Porto Lucena. Também a Secretaria Municipal de Saúde se deslocou pelo interior e cidade aplicando a vacina nos idosos acima de 60 anos com problemas de locomoção para que pudessem ser vacinados em suas residências.

Durante a primeira fase da Campanha de Vacinação que se estendeu até o dia 15 de abril de 2020, foram vacinados 1155 Idosos, os quais representaram um percentual de 96,25% do total de idosos acima de 60 anos. Quanto aos profissionais da saúde, foram vacinados todos os profissionais do Município que somaram um total de 102 pessoas e representam 100% do total de profissionais da saúde do município.

A Segunda fase da Campanha de Vacinação da Gripe teve início no dia 16 de Abril de 2020 e tem o seguinte Público Alvo: Profissionais das forças de segurança e salvamento; Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócio educativas; População privada de liberdade; Caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários;

A Secretaria Municipal de Saúde orienta as pessoas sobre a importância da vacinação em meio ao grande caos que a sociedade está enfrentando com o Novo Coronavírus.  A vacinação contra a gripe a vantagem que facilita o diagnóstico, caso um paciente apresente sintomas compatíveis com infecção pelo Coronavírus e também pela influenza, como febre, tosse e cansaço, se houver tomado previamente a vacina da gripe é muito mais provável que tenha Covid-19.

Os Horários de atendimento da Unidade Básica de Saúde e também da Secretaria Municipal de Saúde durante o período de vacinação da gripe são de Segunda a Sexta-feira no horário das 07:00h às 18:00h sem fechar ao meio dia e também aos Sábados no horário das 07:00h às 12:00h.