PROGRAMA COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS

• PROGRAMA COOPERATIVISMO NAS ESCOLAS

Assunto: Educação  |   Publicado em: 27/06/2022 às 09:49   |   Imprimir

PROGRAMA    COOPERATIVISMO  NAS  ESCOLAS

No dia 23 de junho, as professoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Kennedy, Marlise de Fátima Fink Sandri e Juliane Ávila da Silva, juntamente com a coordenadora pedagógica da SMEC, Claudiane Marta Zamboni, participaram da formação pedagógica do Programa PCE (Programa de Cooperativismo nas Escolas) desenvolvido pela Cooperluz.  Este programa conta com ações educativas e de promoção ao cooperativismo com atividades realizadas no ambiente escolar, voltados aos educandos do 7º ao 9ª ano do ensino fundamental. Na oportunidade as professoras foram convidadas a pensar sobre o tema: “Educação cooperativista: Desafios e oportunidades na construção coletiva de novos saberes e vivências.”

A Escola neste ano fundou a Cooperativa Escolar, nomeada de COOPERNORTE, e a ideia inicial dos cooperados é a produção de sal temperado para venda na comunidade. Desta forma, os alunos estão sendo instigados na busca por temperos, receitas e formas de manipulação dos ingredientes para desenvolver o produto.

O formato de trabalho no sistema de cooperativa, leva os alunos a pensar de forma coletiva, com objetivos comuns traçados pelos próprios adolescentes. Envolve também o aprendizado de educação financeira para a produção e comercialização dos produtos que são produzidos na cooperativa. Em breve os alunos estarão produzindo o sal e revendendo para a população.